My Photo
Name:
Location: porto, portugal, Portugal

Thursday, January 18, 2007

Laje das Fogaças, Lanhelas




















Fomos hoje, dia 18 de Janeiro, informados, pelos noticiários televisivos, de ter havido uma explosão de materiais de pirotecnia nas ruínas de uma fábrica de Lanhelas, Caminha.

Lanhelas é célebre pelo seu maravilhoso e estonteante fogo de artifício, que faz jus à extraordinária mestria e criatividade do seus mestres fogueteiros.

Mas Lanhelas tem outro património além da sua artesania que faz a animação das festas...a belíssima paisagem e as famosas (para o bem e para o mal!) gravuras rupestres.

As agora mencionadas como sujeitas à explosiva desgraça, pela segunda vez (a primeira aquando da destruição da fábrica), estão na laje das Fogaças, assim chamada pela semelhança que os signos geométricos, nela gravados, têm com os pães regionais consumidos em dias de festividade,as saborosas fogaças.

O que muito poucos saberão é que as gravuras nesse sítio existentes não são só as visíveis na parte exposta do afloramento granítico. Sob a terra do quintal murado e sob o cascalho e saibro do caminho, na zona inferior, mais gravuras estão documentadas.













A notícia desagrada aos amigos do Património...já mais que habituados a más notícias. Ele são regravações, obstruções com aterro, abertura de pedreiras, explosões, ..."caterpilers"...e o mais que se verá.

Adeus valores culturais!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home